Inspirações

A importância da Mesa Posta para as crianças

Sentar-se à mesa com a família é fundamental no desenvolvimento dos pequenos

 

À primeira vista, uma mesa posta de forma harmoniosa, com louças, jogos americanos e afins, desperta encantamento e admiração.

Para alguns pode parecer bobagem, mas mesa posta não se resume à disposição dos itens. É demonstração de carinho, afeto, gentileza. Gera memórias afetivas inesquecíveis. 

O ato de sentar-se à mesa, fazer refeições na companhia de familiares ou amigos, é um hábito saudável e prazeroso. É a ocasião em que podemos presentear o outro com algo muito especial nos dias de hoje: o tempo. Tempo real, sem celular e outras distrações, verdadeiramente vivido.

Conversar sobre o que aconteceu no trabalho do companheiro ou na escola dos filhos. Isso fortalece vínculos familiares. Os resultados são surpreendentes.

Realizar refeições ao redor da mesa é muito importante principalmente para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

É através desses momentos, por exemplo, que além do fortalecimento de vínculos afetivos, a identidade familiar é reforçada, através do sentimento de pertencimento, trazendo segurança e a percepção de valores.  

Ademais, a reunião da família em torno da mesa, é uma boa ocasião para que crianças e adolescentes aprendam noções de educação à mesa, como, por exemplo, como se portar, mastigar pausadamente e não falar enquanto mastiga os alimentos. 

A Literacy Trust, instituição inglesa com atuação no segmento educacional, realizou uma pesquisa com mais de 34 mil crianças e adolescentes e concluiu que as conversas em torno da mesa auxiliam na criação de crianças mais confiantes. 

Em entrevista à revista Crescer, a terapeuta familiar Teresa Bonumá falou sobre os resultados da pesquisa.

“Ela mostra e importância da comunicação em família. A mesa é um local em que favorece essa união porque as pessoas precisam ficar sentadas, se olham no olho e o diálogo acontece. Mas essas trocas não devem acontecer só nesses momentos.”  

Diante da rotina atribulada de muitas famílias brasileira, é difícil realizar as três refeições do dia com todos os membros reunidos em torno da mesa. Os especialistas recomendam, no entanto, que se tente escolher uma delas, experimentando os benefícios que esse simples hábito traz. 

Uma das formas de estimular as crianças a sentar-se à mesa é montar uma decoração lúdica, utilizando jogos americanos temáticos com estampas descontraídas e infantis e até mesmo versões produzidas por eles, através de pinturas e desenhos. 

 

Leia também: Saiba de onde vem o Champagne Cristal, um dos mais requintados do mundo

Leia também: Brunno Jahara assina linha de louças exclusivas da Westwing

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais