Inspirações

Qual é o aparelho de jantar ideal?

Entenda as diferenças e materiais e quantidades, e escolha o que mais se encaixa na sua mesa posta

 

Na hora de selecionar um tipo de aparelho de jantar adequado, é preciso ficar atento às diferentes características que as peças e utensílios possuem - cada composição se encaixa melhor em um tipo de situação. As peculiaridades vão desde a matéria-prima até os detalhes artísticos.

O primeiro passo é pensar em quantos convidados comparecerão para o almoço ou jantar. Para eventos grandes, o ideal é optar por aparelhos de 43 peças. Já no caso de poucos convidados, um jogo de 12 peças supre a necessidade.

Os dois materiais mais indicados para uma mesa posta são a porcelana e a cerâmica. O primeiro tem matéria-prima mais leve, de argila, quartzo caulim e feldspato (sem porosidade e sonoridade). Por isso, trata-se de modelos mais finos, delicados e cheios de artes.

A segunda opção é feita a partir de uma complexa mistura de materiais mais densos (argila, feldspato e sílica), o que justifica seu peso maior e espessura mais grossa. Mesas postas mais suaves combinam com aparelhos de jantar de porcelana, enquanto composições com tons rústicos ficam melhores com cerâmicas.

Existe uma vasta gama de modelos de aparelho de jantar de estilo clássico, contemporâneo, monocromático etc. A escolha deve levar em consideração o gosto dos anfitriões e a ocasião do almoço ou jantar. Procure escolher sempre peças que tenham a ver com você e que também possam contribuir para o sentido do momento.

Por exemplo: um aparelho de jantar clássico é ideal para almoço de negócios, enquanto um jogo de jantar colorido é indicado para aniversários e almoços de família.

Antes de escolher um aparelho de jantar também é imprescindível observar cada detalhe do ambiente. A mesa e a decoração do local, sejam da casa, do restaurante, do buffet ou do bar, devem estar em sincronia. Um churrasco no jardim combina com jogo de jantar rústico, por exemplo.

 

Leia também: Especialista ensina a decorar a mesa de centro

Leia também: Porcelanato que imita madeira abre novas possibilidades para receber bem

 

Fonte: Primeira Página

 

Redes Sociais